Equipa de Apoio a Sobrevivência (EAS)

E-mail: dfrazao.sobrevivencia@cruzvermelha.org.pt

Os desastres ou catástrofes podem surgir de forma inesperada e afetar apenas um local ou até mesmo um país inteiro. Como consequência destes acontecimentos muitas pessoas podem perder os seus bens materiais e, por vezes, os seus familiares e amigos.

Em Portugal, o ano de 2010 ficou marcado pelo maior temporal dos últimos 100 anos na Ilha da Madeira. Além disso, nos últimos anos, temos vindo a presenciar a ocorrência de diversos desastres por todo o mundo. Para o futuro, as previsões anunciam que estes eventos vão ser ainda mais frequentes, uma vez que as vulnerabilidades, como a pobreza, a densidade populacional nos centros urbanos, as desigualdades sociais, a falta de educação cívica e as guerras, têm vindo a aumentar.

Tendo em conta a missão da Cruz Vermelha e, de forma a garantir o apoio às vítimas de situações de emergência social, catástrofes ou desastres graves, a Equipa de Apoio à Sobrevivência deverá preparar-se para a eventual ocorrência destes.

Para tal, a Equipa tem como principal objetivo a criação de kits de abrigo, higiene e sobrevivência. Nesse sentido, tem vindo a procurar patrocínios junto de várias empresas e a sensibilizar a população para doar os produtos necessários.