Equipa de Apoio Psicossocial (EAPSI)

E-mail: dfrazao.psicossocial@cruzvermelha.org.pt

A Equipa de Apoio Psicossocial (EAPSI) desenvolve as suas atividades tendo como foco principal os elementos da Equipa de Socorro e Transporte (EST) e os voluntários e profissionais das equipas de emergência da delegação.

Os principais objetivos da equipa são: acolher e integrar novos membros; promover a coesão e espírito de grupo; promover o bem-estar psicológico; desenvolver competências psicossociais; e proporcionar espaços de discussão, partilha e reflexão.

De forma a alcançar os objetivos, a EAPSI organiza regularmente ações de sensibilização e formação sobre temáticas da área psicossocial (comunicação interpessoal, gestão do stress, primeiros socorros psicológicos, etc.), encontros de grupo e momentos de convívio e lazer.

Além disso, é disponibilizado gratuitamente apoio, aconselhamento e acompanhamento psicológico a todos os voluntários da delegação.

Ocasionalmente é prestado o apoio psicológico em situações de crise, quando os elementos da EST experienciam situações críticas e potencialmente traumáticas (acidentes, mortes traumáticas, etc.). Pode ser prestado inicialmente no terreno e, posteriormente, nas instalações da delegação.

A médio e longo prazo, pretende-se alargar este apoio à comunidade, nomeadamente, às vítimas e familiares envolvidos nas situações de emergência.