Mensagem do Presidente

23-04-2014 10:00

Os desafios que se colocam às sociedades modernas exigem das instituições de solidariedade social, nomeadamente a Cruz Vermelha, um redobrado esforço e um trabalho mais amplo e com mais qualidade. A crise económica actual obriga a nossa instituição a mais responsabilidades como fonte inspiradora de um futuro melhor para a comunidade.

É por isso que, apesar de vivermos tempos difíceis e de constrangimentos orçamentais, a Delegação de Frazão da Cruz Vermelha Portuguesa, não pode abdicar de uma estratégia de valorização e racionalização de meios já que está em causa a nossa capacidade de resposta em contexto de emergência.

Por isso mesmo, renovamos as nossas instalações da sede, adquirimos uma nova central telefónica tecnologicamente avançada, duas viaturas de transporte de doentes e uma de socorro.

Quanto aos meios humanos, temos vindo a ministrar cursos de suporte básico de vida, curso essencial de primeiros socorros e curso de tripulante de ambulância de transporte. Oferecemos ainda, gratuitamente, à população workshops em primeiros socorros que foram um sucesso, esgotando as vagas. Promovemos diversos estágios de formação profissional neste momento a decorrer com bom aproveitamento.

Para consolidação do ânimo dos jovens que integram esta causa, por não terem remuneração ou outra compensação material, o contributo e aproximação dos elementos de boa vontade da comunidade à Cruz Vermelha será indispensável.

Por outro lado, esta delegação, actualmente, apenas conta com as suas receitas próprias para desenvolver a atividade. Dai ser tão importante que os nossos sócios mantenham as quotas em dia às quais acrescem os donativos que os cidadãos com consciência cívica generosamente doam.

Esta delegação tudo assim fará para se manter ativa e eficaz, quer no socorro de emergência, quer no apoio às famílias carenciadas, em contexto de emergência social.

Nos mais de vinte anos que levamos sempre tivemos o cuidado de colocar os interesses da comunidade em primeiro lugar. Porém, temos de ser capazes de continuar a fazer cada vez melhor o que já aprendemos e também de mobilizar recursos e energias para aceitar novos desafios. 

Nesta newsletter n.º 1, poderá perceber melhor a nossa atividade, mais concretamente a formação em socorrismo, o apoio psicológico, a equipa de emergência social e equipas de socorro e transporte de doentes.

Por fim, gostaria de lhe deixar uma mensagem. Coloque à prova as nossas capacidades e venha partilhar connosco as suas ideias. Faça-se sócio ou torne-se membro ativo, juntando- se às nossas equipas. Irá sentir-se muito mais motivado e confiante porque melhor consigo próprio. Acabará por desenvolver as suas competências e, no final, acabaremos todos por aprender mais.

O Presidente da Comissão Administrativa,

Dr. Pedro Sousa Ferreira.