Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa

27-03-2012 19:00

 

A Delegação de Frazão da Cruz Vermelha Portuguesa concluiu com êxito, o programa de certificação Desfibrilhação Automática Externa (DAE), programa este que cumpre todas as normas exigidas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Após um período de formação, esta Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa integra nos seus quadros de voluntariado e assalariados, pessoal com formação para operar este tipo de equipamentos.

Assim em caso de paragem cárdeo respiratória (PCR), estas equipas de emergência têm ao seu dispor este equipamento que podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Trata-se de um equipamento capaz de avaliar os parâmetros vitais da vítima, e decidir a necessidade de aplicação de choque elétrico. É uma mais-valia que pode auxiliar e muito estes técnicos de emergência pré-Hospitalar.

Toda a população do concelho de paços de Ferreira, em caso de emergência pode beneficiar dos serviços de socorro desta Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Frazão Paços de Ferreira.

Também as Localidades mais próximas desta Delegação como Agrela, Água Longa, Reguenga e Lamelas no concelho de Santo Tirso, poderão ser socorridas por estas equipas, por se encontrarem numa zona onde também a Cruz Vermelha Delegação de Frazão atua.